BCE manterá cortes graduais nas taxas durante o primeiro semestre do ano que vem.

Bandeiras da UE tremulam em frente à sede do Banco Central Europeu (BCE) em Frankfurt, Alemanha, em 18 de julho de 2024. REUTERS/Jana Rodenbusch

Bandeiras da UE tremulam em frente à sede do Banco Central Europeu (BCE) em Frankfurt, Alemanha, em 18 de julho de 2024. Jana Rodenbusch | Reuters

O BCE manterá cortes graduais nas taxas durante o primeiro semestre do ano que vem, devido aos riscos geopolíticos, disse Mojmir Mrak, professor da Faculdade de Economia e Negócios da Universidade de Liubliana, ao programa “Squawk Box Europe” da CNBC na quinta-feira.

“Se compararmos o que aconteceu imediatamente após a última reunião e hoje, as expectativas eram de que [as taxas] cairiam mais lentamente”, disse Mrak.

“Agora acho que estamos no caminho em que as taxas de juros cairão, essa é minha visão. Acho que o banco central fará isso gradualmente porque não devemos esquecer que estamos vivendo em um mundo extremamente instável. Se algo maior acontecer no Oriente Médio com os preços do petróleo, podemos ter uma mudança imediata.”

Um ritmo gradual ainda pode resultar em cortes de 25 pontos-base em outubro e dezembro, com outras pequenas reduções ocorrendo ao longo do primeiro semestre do ano que vem, observou Mrak.

— Jenni Reid

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours